sexta-feira, 31 de julho de 2009


CM5373-Cathleya Horace "Máxima" AM/AOS
( C. trianae x C. Woltersiana)
(Descrição de
Roland B. Cooke da Orchidcastle Agrícola Ltda)
" Híbrido tetraploide antigo mas que mantém sua atualidade através de sua descendência, à qual transmite sua forma impecável e vigor de crescimento. A C. Horace aparece em inúmeros cruzamentos da mais alta qualidade, como a Blc Goldenzele, Lc Drumbeat e Lc Melody Fair. Flores muito grandes, lilás médio, com pétalas largas e cruzadas e vistoso labelo magenta com fauce amarela. Imprescindível para hibridadores. Floração junho/julho."

TPDSC36-Cathleya chocoensi alba mosca "Mª Eduarda"
( C. chocoensi tipo #3 x alba #3)
Ótima chocoensi (C quadricolor). Abre completamente, já que as nativas são quaze fechadas. Adaptou muito bem ao clima e forma de cultivo. Sombrite 70%, vazo pet, cortado ao meio. Substrato em camadas sobrepostas de carvão, cascas e fibra de coco. Irrigação, assim que o substrato esteja seco o que ocorre de dois a quatro dias. Fertiirrigação quinzenal e adubação orgânica trimestral. Umidade alta. Floração abril/maio.

segunda-feira, 27 de julho de 2009





Blc Luck Strick
Vermelha sanguínia absolutamente redonda e forma plana estrelada e ótima substância com discreto traço, da mesma cor do labelo, nas pontas das pétalas, que têm dois olhos lindos, amarelos. Com certeza é uma planta imprescindível para hibridadores.










S1685-Cathleya loddgesii striada SANDER x tipo D. REDONDA
Ótima tipo. As sépalas inferiores têm a forma de uma canoa. Linda e diferente. Floração julho.


PaM962-Cathleya loddgesii ADEMAR MANARINE
Excelente maristema que leva o nome daquele que foi um grande orquidófilo. Pétalas e sépalas grandes e largas além de excelente forma e substancia. Floração julho.


S1770-Cathleya loddgesii alba GIVISIEZ
(C. lodd. alba BELUGA x MOBY DICK)
Excelente forma arredondada e boa substância. Linda alba, quase plena, já que o amarelo do labelo é quase apagado


PlG - Schomburgkia crispa x self
Planta grande com lindo pseudobulbo e folhas além do cacho marrom com haste de um metro de comprimento. Ótimo para buquê. Floração maio/junho.


P668-Slc Pedra Santa SPLASH DOWN
[( C. Chocolate Drop Kodama x Lc Flirtiae) X (Slc Ticket Boos Brown Yes xLc Karim Lim SPLASH DOWN)]
Amarelo com splash, como previsto. Linda. Ótima forma e substância. Além de herdar, da Lc Karim Lim SPLASH DOWN a peculiar mancha nas pétalas. Assim que abre é verde claro e logo passa para o amarelo claro, o que permite um ótimo visual com o labelo escuro.

sexta-feira, 24 de julho de 2009



S1768-Cathleya  loddgesii tipo "GIANT WHALE"
( C. lodd. caerúlea "Nº1" x alba "Moby Dick")
Linda. Provavelmente tetraplóide. Sépalas largas (4 cm), pétalas largas (6cm de largura), enorme ( 13,5 de diâmetro), forma estrelada, arredondada e ótima substância. Floração em Julho. Cultivo está sendo muito eficiente. Veja a foto do vaso pet onde está instalada: Raízes com 0,80 cm. de comprimento. Camadas sobrepostas de carvão, cascas e fibra de coco e um deposito de água com o gargalo virado para baixo para controlar excesso de humidade durante época de muita chuva.


G35 - Epidendro fulgens UFV.
Excelente.Flores grandes com pétalas e sépalas bem largas e cor vermelho claro, tendendo para cor de abóbora e labelo grande, amarelo. Ótimo para buquê. Cultivo a pleno sol, em canteiros com muita matéria orgânica. Floração ano todo.

quinta-feira, 2 de julho de 2009




CAS708-Epidendro fulgens.

Lindos cachos vermelhos muito duráveis. Ótimo para buquês. Cultivo a pleno sol, direto no solo em canteiros com muita matéria orgânica e húmus. Floração ano todo. Veja esta e outras orquídeas nos BLOGS;http://www.flickr.com/photos/orquidariogivisiez/ e no http://www.dihitt.com.br/OrquidarioGivis/